sábado, 22 de novembro de 2014

Entrevista com Pietro

Nossos repórteres mirins do 7º ano, Gabriella Sbrugnera e Erick Teixeira entrevistaram o pizzaiolo responsável por assar as pizzas para nosso evento do dia da pizza. Confira a seguir:

(imagem feita por Gabriella Sbrugnera)

Nome completo:  Reginaldo Pereira Almeida.
Há quanto tempo trabalha nisso: 25 anos. Só nessa pizzaria, há 18 anos.

Erick: Quais foram os motivos que o levaram a se tornar pizzaiolo?

Pietro: Os motivos que me levaram a seguir essa profissão vem de muito tempo. Eu cheguei em Sorocaba e fui trabalhar com o Celso Kelly, os meus pais trabalhavam para os pais dele e eles tinham uma pizzaria, a pizzaria Kelly, bem antiga aqui na cidade. Hoje em dia já não existe mais. E aí ele me levou para conhecer a pizzaria, comecei a tomar gosto, comecei a trabalhar e depois de um tempo não consegui mais voltar pra mim mesmo. 

Gabriella: Qual é o sabor de pizza mais pedido aqui?

Pietro: Os mais pedidos são portuguesa e mussarela, os dois sabores que mais saem.

Erick: Qual a maior dificuldade para se fazer uma pizza?

Pietro: É um conjunto na verdade né, não tem uma só dificuldade, você tem que ter uma boa massa, ter um controle de temperatura do forno pra você assar ela bem, aí você vai conseguir tirar uma boa pizza. O recheio você sempre deve estar utilizando produtos de boa qualidade, ajuda mais ainda.

Gabriella: Qual é a vantagem de assar a pizza em um forno à lenha?

Pietro: O sabor. Você assa a pizza sem perder a umidade dela. Ela não perde o sabor da massa, você consegue separar os sabores diferenciados de recheios e, por exemplo, você põe a mussarela, você consegue sentir o gosto do molho também na massa. E sente a massa diferente também. Forno à lenha proporciona bem isso.

Erick: A massa da pizza é feita por você ou é industrializada?

Pietro: É feita por nós aqui na pizzaria.

Gabriella: Há algum toque pessoal seu nas pizzas ou alguma inspiração de novas combinações?

Pietro: Tem um detalhezinho sim, que a gente usa aqui que eu nunca tinha visto em outras pizzarias.  Na nossa massa vai um pouco de alho. Mas não é o alho em si, nós temos um jeito de preparar ele para depois dar só um pouquinho de aroma na massa para ter um pouco mais de sabor.

Erick: Quais são as práticas de higiene e cuidados na cozinha?

Pietro: Na cozinha temos os funcionários de touca, tem que usar touca, tem lavatório e papeleira em todas as pias, várias pias para que você possa estar sempre com higiene. As bancadas aqui, são lavadas toda noite quando termina, daí quando chegamos nós higienizamos com álcool. E o trabalho lá dentro a gente tem dois banheiros com vestiários, onde se trocam, se arrumam e entram para trabalhar. 

Gabriella: Qual o dia que mais vende pizzas?

Pietro: Sábado. 

Erick: Há alguma curiosidade sobre pizzas, algo histórico ou algum costume que você conheça que deseje compartilhar?

Pietro: Nós somos pioneiros, hoje nós começamos com serviço de buffet de pizza em casa, a gente leva a pizzaria no seu endereço, no salão de festas, na sua casa, em um espaço que você quiser. Isso a gente fez com muita inovação, nós vamos na sua casa, montamos a pizzaria, vai com garçom, pratos, talheres, garçom pra servir, pizzaiolo que vai estar fazendo e, monta as pizzas e assa tudo no mesmo local. Onde você pode reunir os amigos, família e fazer uma boa festa.

Gabriella: Qual sua mensagem final para os alunos do 7° ano que estão participando desse projeto e em breve experimentarão suas pizzas?

Pietro: Espero que eles venham a experimentar as nossas pizzas, e vão né, vamos fazer um tipo de festa na escola de vocês e nós que faremos as pizzas para vocês experimentarem, então espero que vocês gostem e aí possam vir conhecer mais vezes, vir pegar outros sabores, conhecer mais as nossas pizzas. 

Fim da entrevista.
Pietro foi bastante receptivo e simpático para responder às perguntas. No final, ele aceitou tirar uma foto com a equipe:




2 comentários: